Soma 15

Descrição

O Soma 15 é um jogo educativo simples e envolvente, criado para ajudar alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio a desenvolverem habilidades matemáticas e de raciocínio lógico de forma divertida.

Regras do jogo

1. Inicialmente existem 9 números a serem escolhidos: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. É decidida uma ordem de vez entre os Jogadores A e B, esta ordem deve ser respeitada até o fim do jogo.
  2. Na vez de cada jogador, o mesmo escolhe um número entre os disponíveis, após esta escolha o número deixa de estar disponível.
  3. Uma rodada nova se inicia quando ambos os Jogadores A e B tiverem feito suas escolhas.
  4. O objetivo do jogo é conseguir uma tripla de números entre os escolhidos que somem 15, quando algum dos jogadores consegue isso o jogo acaba, e o mesmo é declarado vencedor.
  5. No caso de que nenhum Jogador foi declarado vencedor e não existem mais números disponíveis é declarado empate.

Exemplos de Jogos Vencedores

Jogador A escolhe 1, 4, 8, 3.
Jogador B escolhe 2, 9, 7.
Jogador A vence com a tripla (3,4,8).

Jogador A escolhe 5, 6, 8.
Jogador B escolhe 9, 4, 2.
Jogador B vence com a tripla (2,4,9).

Estratégias

As estratégias para sair vencedor podem variar, por exemplo, podemos começar com o número 5 já que ele é o que tem mais triplas possíveis para a vitória: (1,5,9);(2,5,8);(3,5,7);(4,5,6). Quando estamos na posição de ser o segundo jogador a fazer a escolha, as estratégias são mais reativas, já que se começa em desvantagem.

Surpresa Interessante

Até agora, este jogo pode parecer mais complicado do que realmente é, isto porque estamos jogando um jogo muito comum, que provavelmente todos que você conhece já jogaram, aqui ele está apresentado apenas numa roupagem mais complexa. A realidade é que isto um jogo velho, ou melhor, o Jogo Da Velha.

Para explicar isso melhor, primeiro vamos olhar o jogo Soma 15 de um jeito mais abstrato. Considere a seguinte matriz:

618

Perceba que as entradas da matriz são exatamente os números do jogo, além disso, se somarmos cada linha coluna ou diagonal obtemos 15, ou seja, para vencermos termos que ter ou uma linha ou uma coluna ou uma diagonal completa.

Para ficar mais evidente a equivalência dos dois jogos vamos fazer um exemplo.

Considere que o Jogador A inicia a partida e escolhe o número 5 e o Jogador B escolhe o número 4, então após a 1ª rodada temos:

618

E o jogo da velha equivalente é:

O
X

Na segunda rodada, o Jogador A escolhe o número 8 e o Jogador B escolhe o número 9 então temos:

618

E o jogo da velha equivalente é:

OO
X

Finalmente, o Jogador A escolhe o número 2 e finaliza o jogo como vencedor:

E no jogo da velha: