Descrição
Considere que existam três cartas, uma com as duas faces vermelhas, outra com as duas faces amarelas e uma terceira com uma face vermelha e outra amarela. Sabendo dessa informação, um jogador sorteia uma das cartas e vê somente um dos lados.
A pergunta é:
Qual a probabilidade de a cor da face escondida ser amarela/vermelha?
A formulação do problema induz muitas vezes a suposição de que a probabilidade seria ½ entre as duas cartas possíveis. Por exemplo, se a face amarela é revelada, pode-se supor que a chance de ser a carta vermelha-amarela ou amarela-amarela seja igual. O equívoco, entretanto, está no fato de não ter sido considerado o espaço amostral de maneira correta, no qual deve ser considerada cada face de cada carta e não as cartas isoladamente.
Como fazer em casa/ na escola
Recomenda-se apresentar o jogo das três cartas junto ao Problema de Monty Hall dada sua semelhança. A realização seria bastante simples, podem ser utilizados cartões escuros com marcas de cores em cada lado de modo a configurar a situação descrita acima.
Há uma diversidade de possibilidades para aplicações deste conceito, ou seja, podem ser produzidas cartas além das mencionadas a fim de que o estudante perceba as diferentes probabilidades de acordo com as diferentes combinações.
Uma proposta de material a ser utilizado:
- Moedas impressas com duas faces iguais (KK) e (CC), duas faces distintas (CK). (C=cara, K=coroa).
- Copos opacos onde as moedas seriam depositadas
Saiba mais
Uma comparação do problema das três cartas, teoria de Bayes e Monty Hall (em inglês) https://faculty.washington.edu/fm1/394/Materials/3-games.pdf
Artigo adicional explorando o problema dos três prisioneiros, Monty Hall e o problema das três cartas (em inglês):
Rubel, L. H. (2006). Connecting Research to Teaching: Good Things Always Come in Threes: Three Cards, Three Prisoners, Three Doors. The Mathematics Teacher, 99(6), 401-405.https://doi.org/10.5951/MT.99.6.0401
 Na imagem visualizamos o logotipo do projeto 'MatematiZou', escrito com letras de forma na cor verde-azulada. A letra “Z” está na cor branca dentro de um hexágono com pontas arredondadas preenchido na mesma tonalidade de cor do restante das letras.  Na imagem temos um mini caminhão branco de madeira, cuja caçamba é azul escura e está escrito em letras brancas “UFABC”. As rodas do caminhão são vermelhas e quadradas. Cada par de rodas do caminhão está em cima de uma pista com ondulações.  Na imagem, há várias pessoas participando do evento “UFABC para todos” no Ginásio da UFABC campus Santo André. Algumas pessoas estão ao redor de uma mesa com jogos que incluem copos, mapas, tabuleiro de xadrez, entre outros, e outras, estão vendo as exposições espalhadas por todo o ambiente.](https://matematizou.gradmat.ufabc.edu.br/files/LogoMatematizouTeal.png)

