Descrição
Considere que existam três cartas, uma com as duas faces vermelhas, outra com as duas faces amarelas e uma terceira com uma face vermelha e outra amarela. Sabendo dessa informação, um jogador sorteia uma das cartas e vê somente um dos lados.
A pergunta é:
Qual a probabilidade de a cor da face escondida ser amarela/vermelha?
A formulação do problema induz muitas vezes a suposição de que a probabilidade seria ½ entre as duas cartas possíveis. Por exemplo, se a face amarela é revelada, pode-se supor que a chance de ser a carta vermelha-amarela ou amarela-amarela seja igual. O equívoco, entretanto, está no fato de não ter sido considerado o espaço amostral de maneira correta, no qual deve ser considerada cada face de cada carta e não as cartas isoladamente.
Como fazer em casa/ na escola
Recomenda-se apresentar o jogo das três cartas junto ao Problema de Monty Hall dada sua semelhança. A realização seria bastante simples, podem ser utilizados cartões escuros com marcas de cores em cada lado de modo a configurar a situação descrita acima.
Há uma diversidade de possibilidades para aplicações deste conceito, ou seja, podem ser produzidas cartas além das mencionadas a fim de que o estudante perceba as diferentes probabilidades de acordo com as diferentes combinações.
Uma proposta de material a ser utilizado:
- Moedas impressas com duas faces iguais (KK) e (CC), duas faces distintas (CK). (C=cara, K=coroa).
- Copos opacos onde as moedas seriam depositadas
Saiba mais
Uma comparação do problema das três cartas, teoria de Bayes e Monty Hall (em inglês) https://faculty.washington.edu/fm1/394/Materials/3-games.pdf
Artigo adicional explorando o problema dos três prisioneiros, Monty Hall e o problema das três cartas (em inglês):
Rubel, L. H. (2006). Connecting Research to Teaching: Good Things Always Come in Threes: Three Cards, Three Prisoners, Three Doors. The Mathematics Teacher, 99(6), 401-405.https://doi.org/10.5951/MT.99.6.0401