Fixado um ponto X de uma esfera, a projeção estereográfica consiste em projetar, a partir de X, toda a esfera sobre um plano, de modo que o ponto X corresponda ao infinito do plano de projeção. Usualmente, toma-se o polo norte da esfera, denotado por N, como sendo o ponto fixado. Neste caso, para cada ponto P da esfera, diferente do polo norte N, a imagem de P pela projeção estereográfica, denotada por P', é o ponto de intersecção da semirreta \overrightarrow{NP} com o plano de projeção escolhido. Quando se considera a projeção estereográfica em relação ao polo norte, são geralmente tomadas as duas seguintes escolhas para o plano de projeção:
1. O plano de projeção tangencia a esfera em seu polo sul, denotado por S, como está ilustrado na Figura 1.

Você consegue imaginar qual será a imagem do equador da esfera pela projeção estereográfica? Pense alguns instantes, antes de visualizar a próxima imagem.
Quando o plano de projeção tangencia a esfera no polo Sul, a imagem do equador da esfera pela projeção estereográfica é também uma circunferência \mathcal{C} que está contida no plano de projeção e cujo centro é o ponto S, como está ilustrado na Figura 2. Note que, deste modo, o hemisfério norte da esfera será projetado sobre o exterior de \mathcal{C} no plano de projeção, enquanto que o hemisfério sul sobre o interior de \mathcal{C} no plano de projeção.

2. O plano de projeção contém o equador da esfera, como está ilustrado na Figura 3.

Neste caso, o equador da esfera permanece fixado pela projeção estereográfica. O hemisfério norte é levado pela projeção estereográfica sobre o exterior do equador da esfera no plano de projeção, enquanto que o hemisfério sul é levado sobre o interior. Para qual ponto é levado o polo sul?
Aplicações
Uma aplicação bem conhecida da projeção estereográfica é na Cartografia Náutica. Neste caso, o plano de projeção é tangente à superfície terrestre num dos polos (como no Caso 1 anterior), de modo que a representação plana de uma região polar pode ser obtida sem muitas distorções. Pense um momento na seguinte situação: considerando a projeção estereográfica a partir do polo norte sobre o plano que tangencia a Terra no polo sul, como ficarão os paralelos e meridianos da Terra na projeção?
A Figura 4 ilustra bem esta situação.

Imagine como seria o mapa geográfico da Terra se fosse utilizada a projeção estereográfica. Você verá o mapa do hemisfério norte obtido por meio da projeção estereográfica a partir do polo sul sobre o plano que tangencia a Terra no polo norte acessando o link \url{https://encurtador.com.br/kxJPU}
Uma outra aplicação que vem sendo adotada nos últimos anos é a produção de fotografias utilizando projeção estereográfica. Muitas delas podem ser encontradas e visualizadas na rede, como as que estão acessadas pelos links \url{https://encurtador.com.br/kDF37} e \url{https://encurtador.com.br/ckpuw}
Como fazer em casa/na escola?
Uma possível atividade sobre projeção estereográfica que pode ser realizada em casa ou na escola utiliza somente uma bola (oca) de isopor, uma folha de papel, um palito de churrasco e um lápis. Apoia-se o papel sobre uma mesa e sobre o papel apoia-se a bola de isopor, de modo que ambos não deslizem. Sobre a bola de isopor, marcam-se alguns pontos, diferentes do polo norte da bola. Em seguida, a partir do polo norte, passa-se o palito de churrasco furando a bola de isopor nos pontos escolhidos. Com o lápis, marcam-se os pontos em que o palito toca o papel. Os pontos marcados sobre a folha de papel são as imagens pela projeção estereográfica dos pontos marcados sobre a bola de isopor.
Saiba mais
Para saber um pouco mais sobre a projeção estereográfica, acesse as seguintes referências:
- Gazeta de Matemática. Disponível em https://gazeta.spm.pt/get?gid=168 Acessado em: 21/08/2023.
- José M. S. dos Santos e Ana M. D. Breda. A projeção estereográfica no GeoGebra. 1ª. Conferência Latino Americana de GeoGebra. ISSN 2237- 9657, pp.AA-BB, 2011.
 Na imagem visualizamos o logotipo do projeto 'MatematiZou', escrito com letras de forma na cor verde-azulada. A letra “Z” está na cor branca dentro de um hexágono com pontas arredondadas preenchido na mesma tonalidade de cor do restante das letras.  Na imagem temos um mini caminhão branco de madeira, cuja caçamba é azul escura e está escrito em letras brancas “UFABC”. As rodas do caminhão são vermelhas e quadradas. Cada par de rodas do caminhão está em cima de uma pista com ondulações.  Na imagem, há várias pessoas participando do evento “UFABC para todos” no Ginásio da UFABC campus Santo André. Algumas pessoas estão ao redor de uma mesa com jogos que incluem copos, mapas, tabuleiro de xadrez, entre outros, e outras, estão vendo as exposições espalhadas por todo o ambiente.](https://matematizou.gradmat.ufabc.edu.br/files/LogoMatematizouTeal.png)

