Para simplificar a resolução do desafio, é comum na matemática transformar um problema em outro equivalente, porém com um cenário mais simples. Inicialmente iremos numerar as casas do tabuleiro como na figura abaixo:
Observe agora que a casa 5 não pode ser alcançada pelo cavalo porque não há nenhum movimento que possibilite chegar nela a partir das posições em que os cavalos iniciam; veja que o cavalo sempre se movimenta em L e se algum cavalo se movimentasse de alguma casa para a casa 5, ele poderia retornar a essa casa. Mas, da casa 5 você não consegue ir a lugar nenhum fazendo o movimento em L.
Observe ainda que ao sair de uma casa ímpar você chega em uma par e ao sair de uma par você sempre chega em uma casa ímpar. Vamos escrever os movimentos possíveis dos cavalos que inicialmente estão nas casas 1,3,7 e 9:
Após numerar as casas do tabuleiro e, em seguida, identificar as possíveis movimentações de cada cavalo a partir de uma casa numerada, podemos transformar o problema em um grafo, uma estrutura composta por pontos (vértices) e linhas (arestas), na qual cada movimento no tabuleiro corresponde a um movimento no grafo e vice-versa. Dessa forma, cada quadrado será representado por um vértice. Abaixo, temos o grafo da posição inicial das peças:
Também podemos considerar o grafo das possíveis posições finais dadas pelo desafio:
Agora a simplicidade do problema consiste em perceber que cada movimento do cavalo no tabuleiro corresponde a um movimento no grafo.
Se você tentou resolver o problema a partir de movimentos no tabuleiro, percebeu que é muito difícil decidir se o problema tem ou não solução, no entanto, ao olhar para as figuras dos grafos, note que a ordem em que os cavalos aparecem no círculo não pode ser mudada, já que um cavalo de uma cor não pode pular o cavalo da outra cor no círculo, com isso, o desafio proposto não tem solução.