Encontrando a moeda mais pesada (Solução)

Solução

1. Comece dividindo as bolinhas em três grupos com quantidades próximas, no caso, em dois grupos de três e um grupo de dois, e coloque um grupo de três em cada prato da balança. Se as bolinhas forem equilibradas, a bolinha mais pesada deve estar no grupo restante e se a balança não estiver equilibrada, a bolinha mais pesada está no grupo mais pesado.

2. Após identificar onde está a bolinha mais pesada, coloque todas as outras bolinhas na área de descarte. Separe as bolinhas do grupo mais pesado e coloque uma bolinha em cada prato da balança. Novamente, se a balança estiver equilibrada, a bolinha mais pesada é a que não foi pesada e se a balança não estiver equilibrada, a bolinha mais pesada é a bolinha procurada.

3. Para confirmar que você escolheu a bolinha certa, coloque-a na área de teste e veja se ela é de fato mais pesada que as outras bolinhas. Se sim, você completou o desafio com sucesso!

Observação: Uma alternativa ao uso da “área de teste” é comparar a bolinha suspeita ser a mais pesada com qualquer outra bolinha. Se a balança estiver equilibrada, você escolheu a bolinha errada e precisa tentar novamente. Se a balança não estiver equilibrada, a bolinha mais pesada é a que está no prato mais pesado.