Histórico
Embora não haja uma referência específica sobre o uso e a origem exata do problema, é sabido que a balança de dois pratos tem origem no Antigo Egito e é usada ainda hoje. É possível que o problema tenha sido proposto em algum contexto educacional ou desafiador na antiguidade, mas não encontramos registro histórico que comprove isso.
Atualmente, o desafio do peso das moedas é usado como uma atividade educativa para crianças e também em competições de matemática e lógica em todo o mundo. É uma maneira divertida e desafiadora de desenvolver habilidades de raciocínio lógico, matemática e resolução de problemas, e é utilizado em entrevistas de emprego e em competições de programação para avaliar as habilidades de lógica e resolução de problemas dos candidatos.
Há uma grande variedade de versões do problema, algumas incluindo moedas diferentes com pesos diferentes e níveis de dificuldade distintos. Cada solução apresenta seus próprios desafios e limitações, e a escolha da melhor solução depende do contexto do problema e dos recursos disponíveis.
Descrição:
O desafio “Encontrando a moeda mais pesada” é um problema clássico de quebra-cabeça lógico em que você tem um conjunto de moedas aparentemente idênticas, mas uma delas é mais pesada do que as outras. O objetivo do problema é descobrir qual é a moeda mais pesada usando apenas uma balança de dois pratos. Procure usar o mínimo de pesagens possível.
Instruções:
1. Coloque as bolinhas que deseja pesar nas caixas laranjas, cada caixa representa um lado da balança de dois pratos.
2. Ao clicar em pesar, a balança irá identificar o lado mais pesado.
3. Coloque as bolinhas que considerar não serem a mais pesada na área de descarte.
4. Coloque a bolinha que achar ser a mais pesada na área de teste.
Saiba mais
É possível encontrar variações dessa atividade (variando o número de moedas, o número de moedas mais pesadas que as demais e também a versão para encontrar a moeda mais leve) e podemos encontrar tais variações nas referências:
- https://www.obm.org.br/content/uploads/2017/01/balanca-leve.pdf Acessado em 18/08/2023
- http://clubes.obmep.org.br/blog/problemao-duas-moedas-falsas/ Acessado em 19/08/2023
- https://gazeta.spm.pt/getArtigo?gid=153 Acessado em 19/08/2023
Como fazer em casa/ na escola:
Para esta atividade é necessário um kit com 8 moedas, das quais apenas uma tem peso diferente, uma balança (digital ou de pratos) e fazer a divisão dos jogadores em duas equipes.
Cada equipe deve desenvolver uma estratégia para desvendar qual é a moeda mais pesada. Ganha a equipe que descobrir qual é a moeda mais pesada com o menor número de jogadas e não vale “chutar” qual é a moeda mais pesada.
Caso não tenhamos uma balança de pratos ou digital, é possível construir uma balança utilizando materiais de fácil acesso. Pode-se encontrar mais informações sobre como construir uma balança nos sites: